Marina Funchal
28-05-2012

Bandeira Azul

Programa da Bandeira Azul da Europa iniciou-se à escala europeia, em 1987, integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente. Esta iniciativa da FEE, com o apoio da Comissão Europeia, tem como objectivo, elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de acções conducentes à resolução dos problemas aí existentes.
 

A Bandeira Azul e a Marina do Funchal

A Bandeira Azul é um importante galardão de qualidade ambiental que a Marina do Funchal possui Bandeira Azul desde 1989. Anualmente, é atribuída pela Associação Portuguesa da Bandeira Azul, a Marinas que cumpram um conjunto de critérios, nomeadamente a educação e informação ambiental, a gestão ambiental, a segurança e serviços e a qualidade da água. A acção da Marina do Funchal, ao hastear a Bandeira Azul, vê assim recompensado o seu trabalho, desenvolvido na preservação e melhoramento das suas instalações. Em termos de acções recentes, e em prole da qualidade ambiental, a Marina do Funchal adquiriu equipamento de bombagem móvel para recolha dos detritos e resíduos largados pelas embarcações, colocou eco-pontos em cada um dos pontões de amarração e criou um comité de gestão ambiental, responsável por definir e aplicar um sistema de gestão ambiental.
 

Bandeira Azul para embarcações de recreio

A Bandeira Azul individual é uma pequena Bandeira Azul disponível (vendida) a proprietários de embarcações que se comprometem a cumprir o código de conduta ambiental. A Bandeira Azul está disponível na Marina do Funchal a proprietários de embarcações nacionais e estrangeiras.
 

Código de conduta:

• Não lançarei lixo no alto mar nem ao longo da costa;
• Não verterei águas residuais no mar, em águas costeiras e áreas sensíveis
• Não lançarei resíduos venenosos ou tóxicos (óleo, tinta, pilhas usadas, detergentes, etc.) no mar. Colocarei este tipo de resíduos nos respectivos contentores do Porto de Recreio ou Marina.
• Promoverei e utilizarei equipamentos de recolha selectiva de lixo (vidro, papel, embalagens, etc.) para efeito de reciclagem.
• Usarei produtos ambientalmente compatíveis quanto tintas, decapantes, solventes, detergentes, etc.
• Participarei imediatamente às autoridades qualquer poluição ou outra violação do regulamento ambiental.
• Não utilizarei práticas de pesca proibidas e respeitarei os períodos em que a pesca é proibida.
• Respeitarei plantas e animais no mar, incluindo o respeito pelas áreas de nidificação de aves.
• Respeitarei as áreas naturais vulneráveis e protegidas.
• Evitarei danificar o fundo do mar particularmente durante a manobra de fundear.
• Evitarei perturbar a faina e as artes de pesca.
• Não comprarei nem usarei objectos produzidos a partir de espécies protegidas ou de achados arqueológicos subaquáticos.
• Encorajarei outros marinheiros/navegadores a protegerem o Ambiente e a proceder de igual forma.

Todos os velejadores podem ajudar a preservar o mar como meio habitat limpo e natural para outros seres – assim sendo, também poderão contribuir para manter o meio que continuarão a gozar.

Queiram tirar alguns minutos do vosso tempo para tomarem em consideração alguns aspectos aqui mencionados. Tomar conta do mar requer muito pouco esforço, sem despesas extras – somente pensar um pouco e estar disposto a ajudar.

Não deitem nada para o mar…pois o lixo fica submerso durante muito tempo e polui, desloca-se, entrelaça-se ou choca com animais inocentes. É deveras muito mau! Este século “sofre” com o plástico (incluindo filtros dos cigarros) e o “polystyrene” que são indestrutíveis, e principalmente mortais quando afundados em grandes porções.

Levem o vosso lixo convosco – não pertence ao mar, não é compatível com a vida marinha que estará lá sempre que a queiram visitar.

Agradecemos o vosso interesse e ajuda. Juntos podemos marcar/fazer a diferença!!
 

A Campanha Bandeira Azul

A Marina em que se encontra foi galardoada com a Bandeira Azul. A Bandeira Azul é um galardão ambiental atribuído anualmente o Portos de Recreio ou Marinas que dedicam especial atenção à boa gestão das instalações e serviços no que respeita ao ambiente e à natureza e proporcionam informação ambiental aos seus utilizadores. Para ser elegível ao galardão, o Porto de Recreio ou Marina terá de cumprir um conjunto de critérios relacionados com educação, informação e gestão ambiental, segurança, serviços e qualidade da água.

A Bandeira Azul é atribuída pela Fundação para a Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education-FEE), uma organização não governamental de ambiente e é representada por operadores nacionais em cada um dos 25 países participantes na Europa e África do Sul.

• A Bandeira Azul é um galardão ambiental para Praias e Portos de Recreio ou Marinas;
• A Bandeira Azul concentra-se em quatro grandes áreas;
Educação e Informação Ambiental
Gestão Ambiental
Segurança e serviços
Qualidade da Água
• A Bandeira Azul é atribuída apenas por uma época e só é válida enquanto os critérios forem cumpridos. Quando este não é o caso, os responsáveis locais devem remover de imediato a B.A.;
• O Operador Nacional verifica o cumprimento dos critérios em todas as Marinas ou Portos de Recreio de B.A. durante a época em vigor.
 

Qualquer Pessoa também poderá ajudar a Campanha tomando acções para proteger o Ambiente:

1. Seguindo as instruções do código de conduta ambiental do Porto de Recreio ou Marina;
2. Utilizando apenas produtos ambientalmente recomendados quanto a tintas, detergentes, etc.;
3. Relatando às autoridades qualquer poluição ou outra violação dos regulamentos ambientais
4. Poupando água, energia e combustível;
5. Encorajando os outros utentes a protegerem o Ambiente.
 

Representantes Nacionais e Internacionais da Bandeira Azul:

FEE - Associação Bandeira Azul da Europa
Edificio Bartolomeu Dia, nº 11.1º 1350-352 Lisboa
Tel:. 351-213942740; Fax:. 351-213942749; E-Mail: bandeira.azul@abae.pt ; URL: http://www.abae.pt
FEE – International Blue Flag Association
E-Mail: blueflag@blueflag.org  ; Home Page: http://www.blueflag.org

Estes são os contactos das entidades responsáveis pela Campanha Bandeira Azul a nível nacional e internacional. Você poderá ajudar a Campanha informando estas entidades sobre a forma como julga que este Porto está a cumprir os critérios de B.A., assim está a ajudar a manter os exigentes padrões de qualidade da Bandeira Azul.
Publicado a 28-05-2012
Anterior
encontre
 
find us by sea
make your online reservation
emergencia
 
Emergency Plan
 
Subscribe our Newsletter
32° 38 '3'' N; 16° 54' 2'' W